Placeholder Quarto Montessoriano – Meu Móvel de Madeira

Desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori, um quarto montessoriano é aquele quarto infantil montado a partir do ponto de vista da criança. A ideia é adaptar o ambiente para estimular a curiosidade e a liberdade. Por isso, quartos montessorianos precisam ser lúdicos, com tudo ao alcance dos pequenos para estimular a criatividade e seguro, para evitar acidentes. Mas, como montar um quarto estilo montessoriano para seu filho? A gente te ensina!

cama montessoriana

estante e prateleiras

guarda-roupas

móveis lúdicos

decorações

1º passo: Pense na cama

Ao invés de um berço ou uma cama normal, opte por uma cama de madeira que fique diretamente em contato com o chão. Assim, seu filho dorme com segurança e pode conhecer os demais cantinhos do quarto por conta própria quando quiser sem correr o risco de se machucar. Existem diversos modelos de cama de piso montessori, a Cama Casinha é a mais famosa: além de lúdica, pois o formato de casinha remete ao lar e abrigo, alguns modelos possuem grades laterais, que trazem mais segurança para o sono da criança.

2º passo: Estantes para os brinquedos

Quarto de criança é sempre cheio de brinquedos coloridos e livrinhos. Para que seu filho possa ter acesso a todos os itens sem precisar que os pais o peguem, pense em estantes para livros e brinquedos que fiquem ao alcance deles. Estante montessoriana de parede é uma boa dica porque, além de possibilitar que o pequeno escolha o que quer pegar, estimula os movimentos e serve de apoio para quando ele começar a dar os primeiros passos.

3º passo: Onde guardar as roupas

Para que você não abra mão do espaço do seu guarda-roupa para guardar as roupinhas do bebê, não esqueça de reservar um cantinho para um armário no quarto montessoriano da criança. Mas nada de móvel grandão e alto: pense em um guarda-roupa sem porta, pequeno e prático, para que a criança possa crescer com a autonomia de escolher suas próprias roupas e veja seu progresso conforme vai alcançando itens mais altos!

4º passo: Não esqueça dos estímulos visuais

Para cumprir com a finalidade do quarto montessoriano, é importante não esquecer de cercar o ambiente de estímulos visuais. Espelhos nas paredes, tapetes e pisos em EVA, barras acopladas… São itens indispensáveis para estimular a criança a dar os primeiros passos, interagir com o seu reflexo e sentir texturas diferentes. Mas lembre-se de garantir um ambiente seguro: remova tomadas do alcance, objetos pontudos e brinquedos pequenos. Opte por móveis para quarto montessoriano com cantos arredondados, acabamento atóxico e de madeira.

5º passo: Agora só falta decorar!

Cama montessoriana: ok. Estante e prateleira montessori: ok. Armário infantil: ok. Móveis montessorianos definidos, agora só falta decorar! Pense em almofadas e futons fofinhos e em formatos variados, cestos de tecidos para guardar os itens, papéis de parede coloridos e interativos e tapetes macios e quentinhos para a criança engatinhar e dar seus primeiros passos em um ambiente seguro e sem piso gelado! <3