Por definição, cristaleira para sala é aquele móvel envidraçado, que serve para guardar e expor objetos. E, por muito tempo, a cristaleira de vidro serviu exclusivamente à essa função: na sala de jantar ou estar, expondo as taças, cristais e louças, como um símbolo da elite e nobreza. Por isso que aquela cristaleira rústica sempre nos remete às lembranças da infância - como a casa da vovó. Mas saiba que de antigo esse móvel não tem nada, muito pelo contrário: a cristaleira de madeira está cada vez mais presente da casa dos mais jovens.

Uma das melhores coisas na decoração é a possibilidade de se expressar; daí a grande paixão pelas cristaleiras modernas para sala de jantar - ou qualquer outro cômodo da casa. O importante é que ela agregue valor para a decoração e, ao mesmo tempo, mantenha o espaço organizado. Afinal, de nada serve um décor bonito e elegante mas longe da praticidade, não é mesmo?

Além do seu tradicional uso na sala de jantar para armazenar os cristais e louças em geral, a cristaleira moderna pode ser usada no quarto , no escritório e até mesmo no banheiro, não se restringindo a apenas um cômodo da casa. E se engana quem acredita que a cristaleira de vidro moderna não pode ser usada em ambientes e decorações mais contemporâneas! Cada vez mais, novos e inovadores modelos de cristaleiras chegam ao mercado, com materiais, cores e até acabamentos diversos, prontas para trazer sofisticacao para qualquer lugar da casa.

Por isso, a cristaleira para sala de jantar pode servir para qualquer um, mesmo que você não tenha ainda louças bonitas o suficiente para expor como a vovó
tinha ;)
Cristaleira de vidro 4 portas lotus caramelo
Cristaleira preta 1 porta garbo cera natural e preto
Cristaleira de madeira alta euro nozes

Afinal, o que você pode guardar na cristaleira? Se antes a cristaleira de madeira e vidro seria somente para a exposição do jogo de chá, hoje, com um design variadíssimo, a cristaleira ganhou versatilidade e é usada na casa toda. Quer ver só?

Cristaleira retro charme doce de leite escovado e amarelo retro

Começando pelo tradicional!

A sala de jantar com cristaleira não tem erro: se colocada próximo da mesa, ela atende seu espaço como um buffet, deixando os pratos, copos e taças aos olhos de todos. Para quem não tem uma sala de jantar separada, a cozinha com cristaleira torna o espaço mais elegante e evita aquela bagunça cotidiana da rotina.

E no escritório, ou na biblioteca?

A boa e velha cristaleira de vidro e madeira é a pedida certa para os apaixonados pela leitura! Substituindo as estantes, a cristaleira ajuda a organizar livros e itens de trabalho, protegendo do pó e mesmo assim deixando seus exemplares à vista, afinal, a porta de vidro facilita na hora de enxergar o item que você está procurando. Além, é claro, de ser uma bela vitrine para os livros.

Cristaleira retro charme doce de leite escovado

No banheiro

A cristaleira de 1 porta pode ser usada no lavabo , decorando o espaço com vidros de perfume charmosos e conferindo uma experiência única. Para quem gosta de receber, decorar a cristaleira pequena com toalhas para as visitas, sabonetes e loções faz toda a diferença e deixa seu hóspede muito mais a vontade

E não para por aí:

Para quem adora receber os amigos e familiares, uma cristaleira é a pedida ideal. Lance mão de uma cristaleira preta para destacar ainda todas as taças, copos e bebidas, a cor escura da madeira realça os itens expostos e torna esta, o objeto central do seu barzinho sem deixar o cantinho com aspecto bagunçado ou desleixado, muito pelo contrário, não é mesmo?

Cristaleira preta 1 porta garbo cera-natural e preto
Cristaleira retro charme doce de leite escovado

No quarto

Ou na própria sala de estar, a cristaleira de vidro moderna se torna uma verdadeira vitrine: ideais para expor coleções ou objetos decorativos diversos, desde os souvenires daquela viagem inesquecível, miniaturas, porta-retratos... Organizar com cestos e caixas é uma pedida para quem precisa de gavetas e não tem espaço suficiente na estante ou nos armários.

Com tantas possibilidades, fica impossível não considerar uma cristaleira para cozinha, sala ou quarto na hora de decorar a casa. Mas como escolher uma cristaleira? Escolher o modelo ideal para você depende da finalidade que você quer dar para a sua cristaleira. Logo, com tantos materiais e acabamentos disponíveis, você pode escolher aquele que melhor combina com a sua necessidade e estilo: uma cristaleira pequena e de 1 porta para espaços pequenos ou uma cristaleira de madeira de demolição para os mais ousados.

Leve em conta também a divisão interna da cristaleira: nichos ou prateleiras? Com ou sem gavetas? Para quem precisa guardar muitas coisas, a cristaleira com prateleiras é mais recomendada, já para quem quer expor seus itens, de madeira bonita e estilosa, uma cristaleira com nichos é a pedida ideal. As gavetas, muitas vezes, são perfeitas para armazenar com cuidado aqueles itens que não ficam bonitos se dispostos em uma das prateleiras da cristaleira - como adaptadores, fios, ferramentas, porta-copos ou talheres...
cristaleiras_42

Depois de escolher o modelo ideal, você também deve aprender como organizar uma cristaleira. Lembre-se que, por terem portas de vidro, as cristaleiras servem para expor para todo mundo os itens guardados, por isso, coloque apenas os itens mais bonitos e importantes: evite colocar muitas coisas nas prateleiras para que a sua cristaleira não fique poluída visualmente e sempre se atente para o peso suportado em cada prateleira.

Na hora de guardar os itens dentro da sua cristaleira de madeira, separe-os por tamanho e coloque os itens maiores atrás dos objetos menores, de modo que, na hora que precisar pegá-los, não bagunce todo o material já organizado. Se você optar por uma cristaleira de vidro, não esqueça de usar produtos de limpeza que não manchem ou risquem e faca da limpeza da sua cristaleira, um ritual diário, afinal, ninguém quer ver marcas de dedinhos junto às suas colecoes e objetos mais queridos, não é mesmo?

Seja uma cristaleira de cozinha, de sala ou de banheiro: não podemos negar que esse móvel voltou com a força toda para ser o destaque na decoração das nossas casas e, muito longe de parecer com as cristaleiras da vovó, agora elas continuam aqui para expor aqueles itens tão especiais que guardamos em casa com todo o carinho e fazemos questão de mostrar pra todo mundo.