Ambientes Pequenos

Menos é mais!

Decorar ambientes pequenos pode ser um desafio, mas com planejamento e criatividade, você pode, sim, criar um espaço funcional e acolhedor. E nós estamos aqui para te auxiliar nesse processo, vem com a gente!

Primeiramente planeje.

Imagine tudo o que você gostaria nesse ambiente, escolha as cores e os materiais certos, defina um orçamento, isso fará com que você economize tempo e dinheiro, pois não terá que fazer muitas mudanças depois e também garante que o resultado seja mais fiel ao que você deseja. Agora vão algumas dicas de como fazer esse planejamento.

• Vamos começar fazendo aquela bagunça! Como o assunto são ambientes pequenos, para dar aquele up na decoração a melhor forma de fazer é levando tudo para outro cômodo, assim temos uma visão geral e uma tela em branco para começar a nossa arte da decoração!

• Falando em branco, se o cômodo que você está decorando tiver paredes com cores mais escuras, vale a pena investir em uma paleta de cores mais suaves de tons mais claros, isso porque as cores claras fazem com que o ambiente pareça mais iluminado, criando essa sensação de espaço. Para não ficar monótono, use texturas leves ou papéis de parede em uma ou duas paredes do ambiente, isso vai tornar o local mais acolhedor. Porém, se você não abre mão de um tom mais escuro, perceba se o ambiente apesar de pequeno é aberto e iluminado, nesse caso, as cores mais escuras podem sim fazer parte da decoração, mas use com moderação, escolha uma parede para destacar, assim você não corre o risco de errar.

• Após escolher as cores, é hora de escolher os móveis e acessórios. Aposte em móveis multifuncionais, como sofás-cama, estantes de parede, cômodas para organizar e no caso de mesas para ambientes pequenos as redondas são as mais aconselháveis, pois aproveitam o espaço ao máximo. Ou seja, a escolha dos móveis vai depender muito do cômodo que você está decorando, mas sempre tem aqueles coringas que facilitam a nossa rotina e ficam bem em qualquer lugar, o banco escada, por exemplo, é muito versátil, seja no quarto ou o hall de entrada, móveis aéreos otimizam muito o espaço e os móveis para organizar, em geral, são sempre muito úteis, mas quando se trata de um ambiente pequeno são indispensáveis!

• Para dar aquele toque aconchegante, considere adicionar alguns acessórios, como almofadas, cortinas, quadros e luminárias, e uma dica de ouro, aposte em um espelho, ele traz amplitude para o ambiente dando a sensação de que o espaço é maior do que realmente é.

• Por fim, lembre-se, menos é mais! Deixar livre os espaços de passagem e considerar deixar um lugar vazio para olhar e descansar é muito importante para tornar esse ambiente leve e acolhedor.

Parece que é muito trabalho, não é mesmo? Mas esse processo fica mais fácil e gostoso quando é dividido com a família, assim cada um pode colocar um pouquinho da sua personalidade, tornando esse ambiente um local de encontro e descanso para todos.